Featured

About this Blog

O OSCAR VAI PARA...


Ultimamente a entrega do Oscar tem perdido suas surpresas e deixado bastante visível suas preferências, mostrando seus favoritos, o que na minha opinião, muitas das vezes não são realmente os favoritos. Mas tudo bem, a academia tem o seu jeito um pouco sarcástico de ser e as pessoas sempre vão estar lá para aplaudir... de pé.
O grande vencedor da noite foi “Quem quer ser milionário?” o que para o Brasil pode ter soado um pouco doloroso, apesar de ser um “Cidade de Deus” com atores indianos que falam inglês (!), claro que a história é bem diferente, mas o tom de “Quem quer ser milionário?” remete muito ao filme de Fernando Meirelles. Os merecidos como melhor filme poderiam ter sido “O Leitor” ou até mesmo “Milk – A voz da igualdade”, mas pelo menos reconheceu e não premiou o ridículo “O Curioso caso de Benjamin Button”. Melhor Filme – “Quem quer ser milionário?”.
E sem surpresas, obviamente Danny Boyle ganha como melhor diretor com “Quem quer ser milionário?” , mas gostaria que tivesse sido Stephen Daldry com “O Leitor” e também Gus Van Sant com “Milk – A voz da igualdade”, David Fincher como ótimo diretor também, mas não com o “O Curioso caso de Benjamin Button”. Melhor Diretor – “Danny Boyle” – “Quem quer ser Milionário?”.
O melhor ator já era certo que Sean Penn ganhasse, uma categoria bastante disputada e nem um pouco injusta, apesar de ter torcido para Mickey Rourke, mas Sean Penn estava ótimo em “Milk - A voz da igualdade”. Surpresa seria se Brad Pitt ganhasse, apesar de ser um bom ator, mas a academia dessa vez realmente não queria fazer feio. Melhor ator – Sean Penn – “Milk – A voz da igualdade”.
Na categoria melhor atriz Kate Winslet finalmente recebeu carinho da academia e merecidamente, apesar de ter torcido por Meryl Streep, afinal todas as indicadas eram merecedoras, mas fiquei feliz com essa categoria, afinal Kate Winslet já tinha sido indicado seis vezes nas premiações passadas e a academia injustamente esnobou o talento dessa atriz. Melhor atriz – Kate Winslet – “O Leitor”.
O melhor ator coadjuvante era certo, realmente merecedor, mas a academia sempre busca um espaço para homenagens e Heath Ledger não escaparia obviamente. Surpresa seria ver Robert Downey Jr. receber a estatueta, não que não fosse merecedor, afinal todos os indicados são bons atores, mas como dito acima surpresa realmente não teria. Melhor Ator Coadjuvante – Heath Ledger – “Batman – O cavaleiro das trevas”.
E Penélope Cruz recebeu a estatueta como Melhor atriz coadjuvante e com gosto, as outras atrizes também tinham sido boas mas não tão exigentes quanto Cruz. Afinal seu papel em Vicky Cristina Barcelona é realmente merecedor. Melhor atriz Coadjuvante – Penélope Cruz – “Vicky Cristina Barcelona”.
As outras categorias, não mais importante, tiveram poucas surpresas e premiações merecedoras, os filmes estrangeiros não cheguei a ter opinião formada, pois não tive acesso, mas após quase 50 anos, vence um filme japonês. Apesar de seus erros, dessa vez a academia deu o tiro certo, o filme de mais indicações, “O curioso caso de Benjamin Button”, saiu ganhando apenas categorias técnicas.

0 comentários: